Câmera na mão, um olhar fixo seguido pelo “clique”. Assim foi a semana dos moradores de Abaetetuba que participaram da oficina de Fotografia para Celular, realizada pela Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom) e ministrada pela arte-educadora Deia Lima. Como resultado da primeira edição do projeto realizado no município, entre os dias 05 a 08 de Outubro, as fotografias produzidas durante a oficina foram selecionadas para compor a exposição fotográfica virtual no site da Secom/PA.
Já ouviu o termo “uma imagem vale mais do que mil palavras?”. Esse foi o ponto de partida para que os participantes da oficina pudessem colocar em prática as técnicas de fotografia para celular. Algo que revelou o caráter inquestionável da fotografia, capaz de impactar instantaneamente uma pessoa, provocando emoções e gerando repercussões no mundo todo.
Com o desenvolvimento de tecnologias e programas, para alguns, tornou-se fácil fotografar. Mas, a fotografia está para além dos quesitos técnicos, pois depende de um olhar atento para a construção da imagem desejada.
A programação da oficina de Fotografia de Celular contou com aulas teóricas e práticas, incluindo alguns temas, como: Conhecendo o seu aparelho smartphone; As Vantagens do Celular; Conhecendo as luzes: Natural e Artificial; O Antes do click; Depois do click, Aplicativos para efeitos; Proporção Dourada; Noções de composição; Fotografia, edição e tratamento, Distribuição: maneiras de compartilhamento e exposição.
De acordo com Deia Lima, os estudos abordados incluíram, também, processos na formação da imagem, de forma prática na hora da construção da imagem. “O objetivo foi compartilhar experiências e ensinar a utilizar a câmera do celular de forma dinâmica para tirar o melhor proveito das técnicas fotográficas, aplicativos e truques para se aplicar nas fotos. Assim como explorar o olhar fotográfico para torná-lo seletivo e mais interessante, para aplicar no dia-a-dia”, explica.
As fotografias foram produzidas pelos alunos: m Allison Lobo, Andir Sardinha, Antônio Lobato, Antônio Santos, Antônio Rodrigues, Arthur Cardoso, Carla Vasconcelos, Clarisse Sena, Danielle Maués, Gilvandro Andrade, Grasielle Maués, Luciana Maciel, Paulo Higino, Pitter Costa, Raimundo Leão, Renan Pantoja, Sebastião Fonseca, Tanielly Nunes, Welton Carvalho.
Matéria: Gilberto Moura - Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom)