Uma marca, vários canais

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Não confie sua audiência a uma só rede

Não só esse escândalo do Facebook – a rede foi acusada de vazar informações privadas dos seus usuários para a Cambridge Analytica -, mas as próprias discussões anteriores acerca dos seus algoritmos já nos provocavam a uma reflexão acerca do conteúdo postado em uma só rede: será que é mesmo o mais prudente e saudável a se fazer?

O especialista em conteúdos digitais Joe Pulizzi fala muito disso em seu livro Marketing de Conteúdo Épico, sobre o cuidado de não entregarmos a um só canal todos nossos esforços, conteúdos e audiência. Mesmo conhecendo a realidade de muitos pequenos empresários que gerenciam suas próprias contas ou empresas que não possuem equipes suficientes para lidar com mais de uma rede social, é necessário refletirmos e levarmos em consideração todas essas reviravoltas que chegam sem avisar e, algumas vezes, nos obrigam a recomeçar do zero aqui na web.

Twitter no auge, as pessoas migraram para o Facebook e Instagram. Snapchat no auge, os seguidores abandonaram a rede e fugiram para os stories. Boa audiência no Facebook, os números começam a cair. E isso não vai parar!

Os ciclos digitais são muito mais curtos do que estávamos acostumados mesmo. O eterno aprendizado não é mero clichê, é realidade. A Internet empresta dessa geração a liquidez das coisas e leva muito a sério suas efemeridades. Não estou aqui para dizer se isso é bom ou ruim, mas que o sentimento é de sempre estar correndo atrás pra quem-sabe-talvez-de-repente-a-gente-consiga-dar-conta, ah, isso é! Quem influenciou ano passado, hoje a gente já nem lembra. Histórias que se esvaem em 24 horas. Memes de um só dia. “Que tiro foi esse?” Passou e eu nem vi.

E as redes seguem o fluxo. E mudam quando querem. E não nos pedem opiniões. E a gente também muda. E nossas mudanças refletem nas redes. E por isso são chamadas de Redes Sociais. E mudar é ótimo! Mas a gente só não pode ficar refém. Seu cliente e sua marca também não.

E uma das saídas talvez seja essa: não confiar todo nosso trabalho digital em uma só rede. A Internet é vasta o suficiente para você explorar outras possibilidades. As próprias mídias tradicionais, como TV e Rádio, estão aí para ainda serem exploradas, elas não morreram!

Tente construir a sua audiência e reputação em diversos canais. Não precisa abraçar o mundo, mas veja onde seus seguidores e consumidores estão. Explore caminhos fora do combo “facebook-instagram”. Vá para o Spotify, faça podcast, converse no Whatsapp, acesse o Linkedin, entre no Skoob, envie newsletter, fuja para o Pinterest. E se seu público estiver no Tinder ou no Grindr, ignore seus preconceitos e vá até lá também.

Por Petterson Farias