Já estão abertas as inscrições para o Publicom Belém

Text_2

As inscrições para o Encontro de Comunicação Pública do Pará – Publicom Belém 2017 –, promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), abriram nesta sexta-feira, 27. Uma das novidades deste ano é que o evento vai se unir as comemorações pelos 30 anos da TV Cultura do Pará, com uma programação de qualificação voltada para estudantes e profissionais da área de comunicação, no Teatro Maria Sylvia Nunes, das 14h às 20h30, e uma programação cultural, com shows no Anfiteatro São Pedro Nolasco, a partir das 20h30, ambos na Estação das Docas, nos dias 14 e 15 de novembro. Para se inscrever, basta acessar o site: www.publicompa.com.

A abertura oficial será no dia 14, às 14h, no Maria Sylvia Nunes, com a palestra sobre “Jornalismo Televisivo”, com o jornalista Roberto Cabrini. Com mais de quatro décadas de experiência em televisão, Cabrini foi correspondente internacional da Rede Globo em Londres e Nova Iorque, ganhou os principais prêmios nacionais como repórter investigativo e cobriu seis guerras. Atualmente apresenta o programa “Conexão Repórter”, no SBT. Uma de suas reportagens mais marcantes foi a entrevista feita com Paulo César Farias (1945-1996) – o PC, tesoureiro da campanha do ex-presidente Fernando Collor. Na ocasião, o tesoureiro era considerado foragido da Justiça brasileira há 130 dias e Cabrini o localizou em Londres.

O primeiro dia de programação do Publicom ainda contará com um bate-papo com o Account Manager Education and Government, do Google, Rafael Iapequino, sobre “Como usar o Google em instituições governamentais” e uma conversa com o jornalista, fotógrafo e cineasta, João Wainer, que dirigiu os longas “Pixo” e “Junho”, sobre os protestos que ocorreram no Brasil a partir de junho de 2013. Além disso, Wainer trabalhou no jornal Folha de São Paulo por 20 anos, foi diretor da TV Folha e repórter especial. Criou e desenvolveu o projeto da TV Folha, vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo em 2013. Como free lancer colaborou com publicações como New York Times, The Times, Rolling Stone e Trip. Lançou os livros de fotografia “Aqui Dentro: Carandiru” (Imprensa Oficial) e “Ultimas Praias” (Terra Virgem), entre outros trabalhos. A partir das 20h, a programação cultural será no Anfiteatro São Pedro Nolasco, com os shows do grupo Sereia do Mar e Lucas Estrela.

O segundo e último dia da programação começa às 14h, com a exibição do documentário “Quem matou Eloá?”, seguido de bate-papo com a autora Lívia Perez, com o tema “Mídia x Feminicídio?”. O doc estreou em 2015 e coloca em foco a atuação da imprensa na cobertura do “Caso Eloá”, quando a estudante de 15 anos foi feita refém por seu ex-namorado, Lindemberg Alves, durante quase 100 horas, resultando na morte da jovem. O filme circulou em algumas mostras gerando debates sobre a naturalização da violência de gênero.

A programação do dia prossegue ainda com a Mesa: “Jornalismo Cultural e suas várias opções no mercado atual”, com a participação da jornalista e apresentadora do programa Cultura Livre, da TV Cultura de São Paulo, Roberta Martinelli; Marília Feix, da Revista Noize e da diretora do Programa Circuito da TV Cultura do Pará, Ana Paula Andrade, com mediação do jornalista, escritor e produtor cultural, Marcelo Damaso.

A palestra de encerramento será com o professor nos cursos de Pós-Graduação e MBA na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e no Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD) da Universidade de São Paulo (USP), Gil Giardelli, que vai falar sobre os desafios dos profissionais da comunicação por conta da cultura digital. Encerrando a noite, no anfiteatro São Pedro Nolasco, a programação cultural contará com shows do Trio Manari e de Dona Onete.

Para se inscrever no Publicom Belém 2017, basta entrar no site www.publicompa.com e durante o credenciamento, no dia 14 de novembro, das 12h às 14h, no hall do Teatro Maria Sylvia Nunes, no Galpão 1, da Estação das Docas, doar um livro para a Campanha de Incentivo à Leitura, promovida pelo Governo do Estado.

Prêmio

Durante o segundo dia de programação do Publicom Belém 2017 ocorrerá a entrega do “Prêmio de Jornalismo em Turismo Comendador Marques dos Reis”.

Em sua quarta edição, o prêmio visa reconhecer a importância do profissional de comunicação especializado em turismo para o desenvolvimento dessa atividade no estado. A premiação é uma realização da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet/Pará), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Secom, com apoio da Abrajet Nacional e do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor/PA).

Este ano, a novidade fica por conta da categoria de estudante “Universitário”, como forma de incentivar o interesse de acadêmicos em jornalismo para a especialização em turismo.

Serviço: O Encontro de Comunicação Pública do Pará (Publicom Belém 2017 – Cultura 30 Anos) será nos dias 14 e 15 de novembro, a partir das 14h, com mesas, palestras e debates, no Teatro Maria Sylvia Nunes e a partir das 20h30, shows culturais no Anfiteatro São Pedro Nolasco, ambos na Estação das Docas. Mais informações e inscrições no site: www.publicompa.com. O evento é gratuito.