Encontro orienta assessores de comunicação sobre regras no período eleitoral

Text_2

Hshah

A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) promoveu um encontro com assessorias de comunicação das prefeituras do Pará e de secretarias estaduais na manhã desta terça-feira (12) no Teatro do Sesi, com o objetivo de orientar sobre as regras do período eleitoral aplicadas para a comunicação institucional. O evento foi uma programação extra do Publicom Belém e reafirmou a parceria entre Governo e municípios na divulgação de ações das duas esferas.

O procurador-geral do Estado do Pará, Ophir Cavalcante Junior deu algumas diretrizes sobre o bom funcionamento da comunicação durante o processo eleitoral, com base no Manual de Orientações – Eleições 2018, produzido pela equipe da Procuradoria Consultiva da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Para acessá-lo clique aqui: https://bit.ly/2MmWSvn .

“A divulgação das ações de governo e de emendas parlamentares deverão ser prioritariamente impessoais durante este período, isto é, dando destaque aos serviços prestados à população muito mais do que ao governante que executou a ação”, explicou o procurador.

Para a coordenadora de comunicação da prefeitura de Paragominas, Laryssa Vilhena, a troca de informações com os profissionais de comunicação das prefeituras foi fundamental para a tomada de decisões corretas durante o período eleitoral. “Sabemos que o Estado vai passar por esse momento de eleição e isso não vai afetar diretamente os municípios, mas é importante que os profissionais de comunicação saibam como podem orientar seus gestores na tomada de decisões, para não prejudicar candidatos que irão concorrer nestas eleições. Aqui nós pudemos aprender sobre como contribuir para esse momento importante da democracia”, disse.

O assessor de comunicação da prefeitura de Parauapebas, Laércio de Castro, esteve presente no evento e acredita que essa aproximação do governo do Estado com os profissionais de comunicação das prefeituras de todas as regiões do Pará é uma valorização do trabalho realizado fora da capital.

“Nós não tínhamos vivenciado essa regionalização da comunicação anteriormente. O encontro com os assessores das prefeituras, assim como as várias edições do Publicom, trazem para nós a ideia de que o interior está sendo lembrado. Esse é um encontro de assessores que participo aqui na capital, além de ter participado do Publicom Parauapebas. Para mim, estas duas iniciativas tinham que ser um projeto de governo e não apenas da atual gestão, porque elas vão além da valorização e capacitação do profissional, elas humanizam a comunicação no estado”, declarou Laércio.

O assessor de comunicação, Regis Santana veio do município de Nova Ipixuna, especialmente para participar do Publicom e aproveitou o evento, em Belém, para tirar várias dúvidas. “Tudo o que aprendi aqui, vou colocar em prática no meu município. Isso me engrandece enquanto profissional. Agora me sinto mais apto a levar a informação de forma correta à população de Nova Ipixuna”, afirmou.

Além de Nova Ipixuna, Parauapebas e Paragominas estiveram presentes no evento profissionais dos municípios de Augusto Corrêa, Barcarena, Bragança, Cachoeira do Arari, Limoeiro do Ajuru, Maracanã, Nova Ipixuna, Ponta de Pedras e Salinópolis.

Desenvolvimento Sustentável – A secretária extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene também participou do Publicom. Ela aproveitou a oportunidade para apresentar aos assessores a interface entre a comunicação e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios. Para ela, a territorialização é um grande desafio para que estas políticas sejam internalizadas e efetivamente mudem a vida das pessoas.

“O maior desafio é que a comunicação tenha a capacidade de gerar, sobretudo, alianças em prol de uma governança compartilhada. Essa foi uma oportunidade significativa para nós da Secretaria de Municípios Sustentáveis podermos externalizar o desenho da política; as ações que estão em desenvolvimento e, sobretudo, como isso tem total relação com os ODS para que os municípios se tornem melhores lugares para se viver”, comentou.

Aplicativo – Os participantes do Publicom também tiveram a oportunidade de conhecer trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Comunicação Integrada da Secom. Durante o evento, a coordenadora do Núcleo, a jornalista Sônia Ferro apresentou o aplicativo interativo “Bem Pará – A Amazônia que encanta”. Criado pelo setor, a ferramenta traz informações sobre os 144 municípios: história, economia, principais atrativos e telefones úteis. Com um conteúdo colaborativo, o aplicativo pode ser utilizado pelos assessores e moradores dos municípios para divulgar suas cidades. Para ter acesso ao aplicativo, basta clicar aqui: http://bit.ly/AppBemPará

Por Thays Rosario
Galeria de Fotos: http://agenciapara.com.br/Noticia/168882/encontro-orienta-assessores-de-comunicacao-sobre-regras-no-periodo-eleitoral