Conheça a ferramenta de busca de empregos do Facebook

Text_2

Em fevereiro deste ano, o Facebook liberou uma nova ferramenta para uso, a plataforma Facebook Empregos, um espaço onde empresas e recrutadores podem cadastrar suas oportunidades de emprego e onde aqueles que estão buscando uma colocação no mercado também podem fazer as suas pesquisas.

Até o momento, ainda são poucas as oportunidades disponibilizadas na plataforma. Nos Estados Unidos e no Canadá, países onde a ferramenta já funciona há mais de um ano, a ferramenta já é uma das formas mais objetivas de encontrar oportunidades de trabalho.

 

Acessando o Facebook Empregos

Passo 1: No seu computador ou celular, entre na sua página inicial do Facebook e localize a opção Empregos no menu esquerdo. Se ela não estiver visível, clique em “Ver Mais”.

 

Passo 2: Você será direcionado para a página de oferta de empregos. Nesta etapa, dois campos são fundamentais: a localização, onde você deve inserir a cidade na qual está procurando vagas; e o raio de atuação, onde você deve inserir a distância em quilômetros que está disposto a percorrer para chegar no trabalho.

 

Passo 3: A opção seguinte permite que você filtre ainda as pesquisas pelo setor de atuação, marcando os campos do seu interesse.

 

Passo 4: Por fim, outra forma é procurar por vagas a partir de um termo específico, casos os campos de marcação não sejam suficientes para você. Nesse caso, basta digitar o termo-chave no campo de buscas e pronto.

Candidatando-se às vagas

Depois de pesquisar quais são as vagas disponíveis, vamos supor que você encontrou algumas que são do seu interesse. O Facebook Empregos permite que você se candidate a elas diretamente pela rede social de uma forma bem simples.

Passo 1: Abaixo da descrição da vaga você encontrará um botão chamado “Candidatar-se agora”. Clique sobre ele para ir à tela seguinte.

Passo 2: Na próxima tela surgirá um formulário com informações adicionais a serem preenchidas. Essas informações são solicitadas por aqueles que ofertam as vagas e, portanto, o que é pedido nesses campos varia de empregador para empregador.

Passo 3: Nos campos seguintes, haverá espaço para você preencher dados relacionados às suas experiências anteriores, formação acadêmica. Basta escrever o nome da empresa na qual você trabalhou, o cargo que você ocupou e o período de atuação no caso das experiências anteriores; já no caso da formação acadêmica, inclua o nome da instituição de ensino, o curso e os anos de início e término.

Passo 4: Por fim, inclua um endereço de e-mail válido, pelo qual você receberá uma confirmação da sua candidatura à vaga.

 

Agora é só torcer para a vaga ser sua!