Bate-papo sobre jornalismo internacional lança Publicom 2018

A largada para o Encontro de Comunicação Pública do Pará – Publicom 2018 está marcada para o próximo dia 08 de fevereiro às 15 horas no auditório do novo prédio do Igeprev. O pré-evento será um bate-papo com o jornalista Thiago Melo com o tema “O critério da notícia em emissoras públicas internacionais: o jornalismo multimídia na Deutsche Welle (Alemanha)”.

Formado em Jornalismo pela Universidade da Amazônia, com mestrado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra (Portugal), há três anos, Thiago trabalha como jornalista freelancer da emissora internacional Deutsche Welle (DW) da Alemanha, onde atua como jornalismo multimídia, rádio e online, na cobertura de temas para o departamento África da DW, destinado aos países africanos de língua portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

É um pouco dessa experiência, que o jornalista, que também já foi repórter da Agência Pará entre os anos de 2011 e 2012, vai contar para o público paraense, passando por sua trajetória profissional, experiência como jornalista na Alemanha, além dos aspectos técnicos do jornalismo internacional e multimídia.

Sobre a Deutsche Welle – A DW é uma emissora de direito público, com orçamento pago pelo Governo Federal da Alemanha. Mesmo assim, goza de liberdade nas suas decisões editoriais. Possui duas sedes, uma em Bonn e outra em Berlim, de onde são transmitidos para o estrangeiro programas de rádio, além de oferecer uma programação televisiva e um amplo portal de conteúdos online em várias línguas. Os programas de rádio em português da DW dirigem-se aos países africanos de língua portuguesa. De acordo com a página da emissora na internet (http://www.dw.com), seu objetivo é informar sobre o que se passa no mundo e para isso dá destaque a valores como a Democracia, o respeito pelos Direitos Humanos, o Estado de Direito, a liberdade de imprensa e a preservação do meio ambiente.

Publicom 2018 – O bate-papo com o jornalista Thiago Melo é uma programação prévia do Publicom 2018, promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação – Secom – com o objetivo de oferecer qualificação e networking para profissionais e estudantes de comunicação do Estado, por meio de palestras, mesas de debates e oficinas.

Para este ano, estão previstos, ainda neste primeiro semestre, quatro edições do Encontro de Comunicação. Além da capital paraense, a previsão é realizar edições nos municípios de Marabá, Altamira e Breves, na Ilha do Marajó.

Serviço: Pré-Publicom 2018: Bate-papo com o tema “O critério da notícia em emissoras públicas internacionais: o jornalismo multimídia na Deutsche Welle)”, com o jornalista Thiago Melo. Dia 08 de fevereiro, às 15h, no auditório do Igeprev. Informações: (91) 3202-0903 / publicom@secom.pa.gov.br.