Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária

RODOLPHO MORAES
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA
rodolphomoraes@secom.pa.gov.br
(91) 98207-8208

 

 

 

  
Rua Dr. Freitas, CEP 66620-720, Marco – Belém-Pa (91) 3202-0910


À Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária – DCPC, segundo o Artigo 9º da Lei nº 7.056 de 19/11/2007, cabe:

“[…] compete coordenar e executar atividades relativas à interação do Governo com os veículos de comunicação popular, comunitária e bem como as ações específicas de democratização do acesso à informação e à comunicação”.

Utilizando as ferramentas da educomunicação, a DCPC trabalha com três linhas de ação: Projeto Biizu, Projeto Rádio Escola e Jornal das Feiras; cada ação é realizada junto às comunidades onde estão inseridas, fortalecendo as práticas de protagonismo dessas comunidades e alihando o diálogo com o Governo do Estado.

PROJETO BIIZU

O Projeto Biizu tem o objetivo de incentivar, desenvolver e democratizar a Comunicação Popular e Comunitárias utilizando-se de jornadas de oficinas de aperfeiçoamento nesta mesma área.

O objetivo maior nesta nova fase é  a construção de uma rede de comunicação alicerçada nos pólos de comunicação popular e comunitária distribuídos nas doze regiões de integração do Estado.

As jornadas oferecem oficinas de diversas linguagens como: rádio, jornal impresso, produção de textos para internet, audiovisual para mídias móveis, introdução às novas mídias, fotografia e desenho. Tais jornadas e oficinas, são oferecidas à associações comunitárias, escolas, orgão de governo e  movimentos da sociedade civil organizada.

PROJETO RÁDIO ESCOLA:

 O Rádio Escola, é um projeto voltado para as escolas da rede pública que visa desenvolver a linguagem do rádio dentro do ambiente escolar, fomentando a criação de programetes radiofônicos para serem veiculados em nossas mídas e canais oficiais. O projeto, também incentiva a formação de profissionais para esta área específica da comunicação.

O projeto é executado a partir da realização das oficinas: Iniciação ao Rádio, Locução, Produção de Programas, Equipamentos e Edição; feitas por módulos e com visitas semanais de acompanhamento.

Realizado em parceria com a o Núcleo Tecnológico de Educação – NTE – da Secretaria de Educação – Seduc, o projeto também leva o resultado das oficinas para ser executados – spots – na Rádio Cultura FM, numa parceria com a TV e Rádio Cultura do Pará.

PROJETO JORNAL DAS FEIRAS / ASFEMBEL

O projeto tem o objetivo de criar um jornal comunitário  para ser distribuído em todas as feiras de Belém e região metropolitana.

Em formato tablóide o jornal será produzido a partir das oficinas específicas de jornal impresso, reportagem, fotografia e diagramação, com o intuito de formar e capacitar uma equipe de produção para o jornal com os integrantes da Associaçção de Feiras de Belém – Asfembel.

EQUIPE



Danielle Franco –  Assessora de Comunicação – daniellefranco@secom.pa.gov.br


Érika Vilhena – Coordenadora Projeto Biizu – erikavilhena@secom.pa.gov.br

user-male-icon
Felipe Soares – Coordenador Rádio Escola – felipesoares@secom.pa.gov.br

user-male-icon
Pedro Hiraoka – Gerente de Mídias Digitais – pedrohiraoka@secom.pa.gov.br

user-male-icon
Thiago Souza – Gerente de Audiovisual – thiago@secom.pa.gov.br

user-male-icon
Ronaldo Franco – Gerente de Pólo – ronaldofranco47@oi.com.br