10 erros que acabam com o engajamento no seu Facebook

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Você criou uma fanpage para a sua empresa, mas os resultados não são os esperados? É hora de tomar uma atitude! Nesta lista, elencamos 10 erros comuns que atrapalham organizações de alcançarem seus objetivos.

  1. Não levar em conta a sua persona

Quando você publica alguma coisa no Facebook da sua empresa, o perfil da sua persona é considerado?

Bem, pode ser que você esteja escorregando nesse ponto. Levar em conta as suas personas é recorrer às suas características para adotar um estilo adequado àquele de que elas gostam. Assuntos de interesse em comum e a forma de abordá-los faz toda a diferença.

Por exemplo: uma página que fala para um público mais jovem e descolado não terá a mesma linha editorial e comportamental de uma fanpage que dialoga com assuntos mais conservadores

Por mais que se possa imprimir um tom mais informal na linguagem, ambas possuem públicos com perfis distintos.

Logo, compreenda seu público e formate a persona da fanpage conforme os interesses e necessidades de seus consumidores.

  1. Ignorar as participações dos seguidores

Esse é um erro grave. Mídias sociais são essencialmente sociais, logo não faz nenhum sentido não ser sociável com as pessoas que interagem com você. O público pode ter dúvidas, elogios e sugestões que podem gerar insights interessantes para a sua empresa.

Na maioria das vezes, quando os seguidores comentarem em seus posts, publicarem mencionando sua página, marcarem sua fanpage em outros comentários ou enviarem mensagens privadas, responda-os.

Detalhe importante: você não precisa responder todo mundo. Afinal, tem muita gente fazendo spam em comentários e criando polêmicas desnecessárias. Portanto, filtre essas participações e relacione-se.

  1. Evitar ou excluir as críticas e reclamações

Receber comentários negativos está longe de ser agradável, mas eles também não precisam ser combatidos com exclusões.

Por isso, jamais exclua qualquer crítica ou reclamação fundamentada. Se um seguidor ficou insatisfeito com o seu produto ou não concordou com um conteúdo apresentado, resolva o problema com profissionalismo. O público não quer apenas ser ouvido, mas atendido.

Procure entender as razões dessas insatisfações e auxilie o público a solucioná-las. Além do mais, toda reclamação é uma forma de aprimorar as suas ofertas e os seus conteúdos. Valorizar outros pontos de vista é importante para melhorar e para ampliar a sua presença no Facebook e, com isso, engajar uma base maior de seguidores.

  1. Falar muito sobre si mesmo

Publicar muitos posts que exaltam sua marca, empresa, produtos ou serviços é algo que nem sempre interessa ao público.

Pense nos valores que conteúdos autopromocionais como esses trariam aos seus seguidores. Será que esses posts os divertem, educam, informam ou entretêm? O norte para a criação de conteúdo precisa ser o desejo e/ou necessidade do público.

É preciso levar em conta que suas publicações dificilmente alcançam 10% dos usuários que curtem a sua página. Além disso, os posts estarão disputando espaço com as atualizações e as novidades de familiares, amigos e grupos mais próximos. Proponha mais interações ao invés de exposições.

Dicas, explicações, tutoriais, avaliações, memes e novidades do mercado são alguns tipos de posts que podem gerar um engajamento bacana para a sua fanpage, claro, sempre com bom senso.

Que tal aplicar a Lei de Pareto? 80% dos conteúdos que agregam valor aos usuários e 20% de posts mais expositivos. É um princípio indicado e usado em muitas páginas de sucesso.

  1. Exagerar na frequência de posts

Usuários não gostam de páginas que ficam fazendo spam, isto é, que publicam as mesmas coisas repetidamente. Sair publicando uma coisa diferente a cada hora é desperdício de conteúdo e de tempo. Procure publicar nos melhores horários da sua página e, claro, com conteúdos novos na medida do possível.

Em vez de quantidade, pense na qualidade e na consistência das suas postagens. É melhor trazer cinco conteúdos valiosos por semana do que postar 6 coisas aleatórias por dia. O público poderá se afastar da sua página e deixar de segui-la com o tempo.

Você pode criar um calendário editorial para a fanpage da sua empresa. Estabeleça dias e horários prévios e, se possível, programe os seus posts para facilitar um pouco sua vida. Planejamento é fundamental.

  1. Não variar nos formatos de publicações

Essa é outra prática que costuma atrapalhar o crescimento de uma página. Se você publica somente fotos e links dos seus blog posts, como saberá se não teria mais engajamento com outros formatos de conteúdo? Varie com vídeos, gifs, notas, carrosséis e afins.

Além do mais, as pessoas possuem gostos e formas de uso diferentes no Facebook. Alguns usuários podem preferir fotos, outros podem gostar mais de vídeos, outros participam mais de lives… Enfim, há uma certa heterogeneidade em uma base de seguidores. Descubra a preferência do seu público testando os formatos disponíveis.

  1. Não pensar nos usuários de dispositivos móveis

Esse é um detalhe para o qual muitos não se atentam, mas nem sempre os conteúdos postados em uma página são amigáveis para o mobile. Como se sabe, a forma como uma pessoa usa o Facebook pelo smartphone é bem diferente de quem acessa pelo computador. Além disso, atualmente, o uso via mobile é maior que pelo desktop.

Além da tela menor, há o fator mobilidade na história. O público pode visualizar os seus conteúdos de onde estiverem (em casa, no carro, no transporte público, na escola, no trabalho, na rua etc). Procurar produzir conteúdos de consumo prático ajuda bastante, como vídeos de até um minuto, com algumas exceções, dependendo do assunto.

Esse é um ponto que deve ser levado em conta. Por exemplo: se você postar uma imagem que contém texto, será que esse trecho seria bem lido em um smartphone? Reflita melhor sempre que postar algo em sua fanpage.

  1. Faltar timing para abordar certos assuntos

O Facebook, assim como outras redes sociais, é uma plataforma que repercute bastante os assuntos que são de interesse geral. Volta e meia é possível ver um meme, uma polêmica, um boato ou uma notícia que começou a se espalhar com muita facilidade. Por exemplo: quem não se lembra do viralizado jogo das “9 verdades e 1 mentira” que lotou o feed de milhões de usuários pelo Brasil durante poucos dias?

Muitos desses temas, como esse jogo, podem representar boas oportunidades para a sua página criar conteúdos ou ofertas sobre elas. No entanto, tudo que é viralizado tem um pico de crescimento tão alto quanto a sua queda. Por isso, aproveite essas novidades e tendências enquanto elas repercutem, mas apenas se tiverem algum link com o tema abordado por sua fanpage.

  1. Deixar de investir em anúncios no Facebook

De uns anos para cá, o alcance orgânico das fanpages tem reduzido bastante. Os motivos? O Facebook, além de querer faturar uma grana, quer melhorar a experiência dos seus usuários ao priorizar os conteúdos de amigos e de pessoas próximas.

Portanto, separe um orçamento para investir em Facebook Ads. Você conseguirá aumentar o alcance e o engajamento dos seus posts, atrair seguidores, converter leads, levar visitas para o seu site, gerar vendas… Enfim, são diversos objetivos com os quais a plataforma pode ajudar.

A ferramenta de anúncios do Facebook também é um investimento interessante pela segmentação que ela oferece. Você pode encaminhar as suas peças de acordo com a localização, idade, gênero, status de relacionamento, nível educacional, páginas curtidas, hábitos de compra e demais interesses pessoais. Assim, você fala com quem realmente importa para seu objetivo.

Isso sem contar o controle sobre o orçamento e o funcionamento da campanha. Você gasta o quanto quer e termina de anunciar quando bem entender.

Tudo isso garante mais eficiência para as suas campanhas e transforma a sua página em uma ferramenta produtiva dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo.

  1. Não monitorar os seus resultados

Os motivos para sua fan page não ter um bom engajamento podem estar nos números. Sabe aquela aba de informações da sua página? Então, é ali que pode estar a solução dos seus problemas.

Nessa aba, várias informações sobre as atividades da página da sua empresa estarão dispostas para monitoramento. São dados como engajamento por posts, conversões em campanhas de anúncios, demografia dos seus seguidores, etc. Não deixe de considerar estas informações.

Você poderá descobrir, por exemplo, os tipos de publicação que mais geram comentários e compartilhamentos. Isso ajudará a definir os melhores formatos, os melhores horários e dias de publicação, os melhores conteúdos, entre outros pontos que ajudarão sua fan page a adequar-se às preferências do público. O monitoramento dos resultados é o que vai permitir a melhora da sua estratégia.