Secom produz ação digital para o ‘Setembro Verde’

Text_2

No último dia 27 de Setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Secretaria de Comunicação apostou em um dos meios mais práticos para ajudar a diminuir a recusa familiar, principal obstáculo na captação de doadores: a declaração feita pela própria pessoa, em vida.

Pela legislação brasileira, a doação de órgãos só pode ser atendida quando autorizada pela família, portanto, deixar clara a vontade para amigos e familiares é um passo importante para que o procedimento seja realizado.

Segundo a Secretaria de Saúde, em 2016 houve um aumento na recusa de doações, de 41% para 49%. Em 2016, o Hospital Ophir Loyola identificou 77 potenciais doadores, mas apenas 17 doações foram realizadas.

Pensando em potencializar as ações do ‘Setembro Verde’, feitas pelo Ministério da Saúde e de diversas secretarias da esfera estadual, a Diretoria de Comunicação Institucional produziu um vídeo que ensina, com 4 passos simples, como deixar explícita a sua vontade de ser doador de órgãos e tecidos, nas redes sociais.

A ação, postada no Facebook e Instagram do Governo do Pará, além de ser distribuída via WhatsApp, teve alcance orgânico de 10.819 usuários.

Confira o vídeo produzido para a campanha ‘Setembro Verde’