Secom e UFPA premiam vencedores do FestCom 2016

Text_2

Os estudantes Ronaldo Palheta, Raisa de Araújo, Isabella Moraes e Ruth Sepaul, vencedores da segunda edição do Festival de Produção Experimental da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o FestCom, embarcaram nesta quinta-feira, 20, em uma viagem, com as despesas pagas, até o arquipélago do Marajó, acompanhados pelo experiente jornalista Lázaro Magalhães e fotógrafo/cinegrafista Márcio Nagano. Mais do que uma viagem lúdica, a premiação visa aprimorar a qualidade da formação profissional dos alunos envolvidos, levando em conta que os universitários produzirão material de comunicação, sobre as mulheres daquela região, desde a elaboração da pauta até a edição final do produto.

A premiação é fruto da parceria entre as secretarias de Comunicação e Turismo, do Governo do Estado, juntamente com a Facom/UFPA.  Segundo o secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin, a Secom está de portas abertas para as universidades que queiram formar parcerias como esta. “Para nós é sempre muito gratificante auxiliar no incentivo a produção de comunicação na academia. O Governo do Estado, por meio da Secom, tem buscado se aproximar da academia, e quem ganha com isso é a sociedade que tem uma comunicação cada vez mais qualificada”, afirmou.

A estudante de jornalismo, Isabella Moraes, não conhecia o Marajó e diz que a viagem já ultrapassou suas expectativas. “Por se tratar de uma parceria, pensei que teríamos restrições em nossas ideias, porém, estamos tendo total liberdade para colocá-las em prática com nossa própria linguagem, com total apoio e orientação profissional da Secom. Está sendo uma experiência incrível! Estou muito empolgada”, declarou.

Para a diretora da Facom, professora Rosane Steinbrenner, “essa parceria entre o Governo do Estado e a Faculdade de Comunicação da UFPA é a somatória de um esforço mútuo da comunicação pública nesta busca pelo interesse comum, o interesse público, e que vai gerar a formação intelectual destes futuros profissionais, cada vez mais conectados com o sentido da nossa região”, explicou.

14691258_864335650370601_5513416397250801938_o

A professora reafirmou a relevância de ter todo o processo de produção de pauta e desenvolvimento do material realizado pelos próprios alunos, com a orientação de profissionais da área. “Eles serão os autores deste produto áudio visual tão rico, com uma multiplataforma, já com um DNA híbrido que a própria comunicação contemporânea tem e deve ter. E toda esta experiência será fundamental na formação acadêmica/profissional dos nossos alunos”, salientou Rosane Steinbrenner.

FestCom

O Festival de Produção Experimental representa a versão local do Prêmio Expocom, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares (Intercom) e visa reconhecer e premiar os melhores trabalhos produzidos pelos acadêmicos de jornalismo e publicidade da Facom/UFPA.