Exposição Fotográfica revela outros olhares sobre o bairro do Guamá

Text_2

Exposição Fotográfica revela outros olhares sobre o bairro do Guamá

 

“Guamá: novos olhares” é o nome da Exposição Fotográfica que ocorreu neste sábado (18), na Estação Cidadania do Guamá. A exposição é resultado da oficina de Fotografia Digital levada pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) ao bairro, em ação promovida pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado.

Escolhido pelos próprios alunos, o título da mostra reflete o objetivo da oficina que é estimular o olhar crítico e intensificar a relação de pertencimento das pessoas com o lugar onde moram, por vezes estigmatizado e fragilizado com a violência.

A aluna, Vanessa Fonseca, 26 anos, revela que a experiência de fazer a oficina mudou a visão que ela tinha sobre a comunidade.

“Pra mim, foi muito gratificante, um momento de aprendizado. Antes, eu via a minha comunidade com olhos de receio e hoje em dia eu olho com outros olhares. Na minha comunidade não tem só aquilo que as pessoas de fora falam, violência coisas ruins, têm também muitas coisas boas e pessoas bacanas”.

O visitante da exposição, Cássio Costa Diniz, 22 anos, destaca a naturalidade das fotos que retratam o cotidiano do bairro e buscam desmistificar um imaginário de violência.

“Eu achei incríveis as fotos, com feirantes, pessoas que andam de bike, bem natural! A gente tem a ideia do Guamá como um bairro muito violento. É uma imagem preconceituosa e estereotipada e essa é a pegada da exposição, porque a galera vai se olhar de novo, ver que não é só aquilo que aparece na TV. Tá surgindo uma nova ideia do Guamá!”, ressalta.

Oficina – Ministrada pelo fotógrafo Maycon Nunes entre os dias 09 a 13 de dezembro de 2019, a oficina de Fotografia Digital contou com aulas teóricas e práticas. Cada aluno e aluna fotografou o cotidiano do bairro, tendo como cenário as feiras e ruas, registrando o dia a dia de trabalhadores, crianças, outros estudantes e moradores.

Como parte das atividades, os alunos também participaram das seleções das imagens que foram impressas em Preto & Branco especialmente para a exposição fotográfica. Ao todo, 40 fotografias foram conferidas pelos visitantes.

 
Veja os bastidores da Exposição
Veja as fotografias registradas pelos alunos selecionadas para a Exposição