Cônsul do Japão agradece apoio da Secom durante visita de príncipe japonês

O Cônsul do Japão em Belém, Masahiko Kobayashi, visitou a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) na terça-feira (15), para agradecer o apoio dado pelo Governo do Estado durante a visita do príncipe Akishino, filho mais novo do imperador Akihito, que veio acompanhado da esposa, a princesa Kiko nos dias 3 e 4 de novembro.

Na ocasião, o cônsul foi recebido pelo secretário de comunicação, Daniel Nardin, que agradeceu o reconhecimento pelo trabalho da equipe. “É nossa função institucional realizar essa cobertura e facilitar o contato, sempre que possível, com todos os veículos de comunicação. Sem dúvida a gentileza do Consulado do Japão em Belém ao agradecer nosso empenho incentiva ainda mais nossa equipe, uma vez que envolveu toda a diretoria de jornalismo e de comunicação institucional na tarefa”, declara Nardin.

O cônsul destacou a atenção e ampla divulgação dada pela Secom para o evento. “Foi tudo impecável e ocorreu com tranquilidade. Estamos agradecendo a atenção e o apoio de vários órgãos e entre eles está o oferecido pela Secom, que deu ampla divulgação, nos ajudou no contato com a imprensa e realizou uma excelente cobertura de todos os eventos”, disse o Cônsul.

Sobre a visita – O príncipe Akishino viajou pela última vez ao Brasil em 1988 para assistir a uma cerimônia que marcou o 80º aniversário da chegada ao país do Kasato Maru, o navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses. Já a princesa visitou a Amazônia pela primeira vez.

Em maio deste ano, durante visita ao Pará, o embaixador do Japão, Kunio Umeda, agradeceu pela homenagem prestada ao país na 19ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, como parte das comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Japão-Brasil, celebrado em 2015. Durante o encontro, foram articuladas parcerias entre o Pará e o Japão nas áreas de desenvolvimento econômico, educação e segurança, fortalecendo as colaborações já existentes.

No mesmo mês, ocorreu também o seminário “Pará, Terra de Oportunidades”, que teve a presença do governador Simão Jatene, além de empresários e instituições japonesas, que vieram ao Estado para conhecer de perto as potencialidades de investimento nos setores de alimentos processados, cadeia mineral, biocosméticos e logística, entre outros.

A presença dos japoneses no Pará completa 86 anos em 2015.