Comunicação do Governo é destaque no Prêmio Fiepa

Text_2

Na noite desta quinta-feira, 24, o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia recebeu mais uma cerimônia de entrega do Prêmio Fiepa de Jornalismo. Realização do Sistema Fiepa, Sesi e Senai, o evento reuniu profissionais de TV, rádio, sites e impressos para uma festa que “reconhece a importância do profissional da imprensa para a sociedade e também para o desenvolvimento do Estado do Pará”, como definiu o presidente da Federação Paraense da Indústria, José Conrado Santos.

A 4ª edição da maior premiação de jornalismo da Amazônia concedeu 21 troféus para jornalistas em três diferentes categorias, além de 50 mil reais em dinheiro para os trabalhos vencedores do Prêmio Raimundo Pinto da Silva que reconhece as reportagens que melhor retrataram a indústria paraense na rádio, mídia impressa, web e televisão.

Entre tantos indicados, a vencedora da categoria Assessor de Imprensa foi a jornalista Andreza Gomes, que faz parte da equipe de comunicação do Governo do Estado. Ela, hoje, é assessora da Fundação Cultural do Pará (FCP), já atuou na Fundação Curro Velho e também já passou pela Rádio Cultura FM, a grande ganhadora da noite, que teve seu esforço diário de levar informação com qualidade para os ouvintes reconhecido. Os profissionais da Cultura Rede de Comunicação foram indicados em quatro categorias. A repórter Cássia Nascimento ganhou o prêmio de melhor Repórter de Rádio e Bebel Chaves ganhou como melhor Locutora. A TV Cultura também marcou presença na final com a jornalista Renata Ferreira e cinegrafista Jacob Serruya figurando entre os finalistas nas categorias “melhor apresentador” e “melhor repórter cinematográfico”, respectivamente.

A cerimônia foi aberta com a entrega do troféu Personalidades da Comunicação, concedido à colunista Vera Castro e ao jornalista Lúcio Flávio Pinto, ambos reconhecidos pela credibilidade e que, este ano, completaram cinco décadas dedicadas ao jornalismo sério e comprometido. A categoria também homenageou o fotógrafo Ary Souza, o primeiro repórter fotográfico a receber a honraria que destaca os jornalistas pela solidez da trajetória na profissão.

Melhores do Ano – Quatorze jornalistas concorreram na categoria Profissionais do Ano. Eles passaram por três etapas de avaliação, incluindo a indicação por 100 profissionais da área e duas fases de votação online envolvendo colegas de comunicação.

Prêmio Raimundo Pinto – O Prêmio Raimundo Pinto, que premia as melhores reportagens, recebeu 67 inscrições. Na Categoria Reportagem de Rádio, a Cultura FM foi a grande finalista com três matérias: “Barcarena – licenciamento e monitoramento”, “Semana aprendiz legal”, e “Lei Kandir 20 anos”, esta última a vencedora, contemplada com 12.500 reais. A reportagem foi produzida por Carlos Reis, Rafael Rocha, Ivo Souza e Ana Teresa Brasil.

Na categoria Editor, o vencedor foi o jornalista Nielson Bargas, da TV Record, que também integra a equipe da Diretoria de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação do Estado do Pará (Secom).

Daniel Nardin, secretário de Comunicação do Pará, reforçou o papel da imprensa na divulgação do crescimento do Estado mesmo em tempos difíceis. “O evento valoriza o trabalho dos jornalistas responsáveis pela cobertura dos fatos mais relevantes da indústria paraense”, falou.

Veja a lista dos vencedores do Prêmio Especial Jornalista Raimundo Pinto:

IMPRESSO: Negócios Verdes – Revista Amazônia Viva

WEB: Empresas paraenses conquistam o mercado mundial – DOL

TV: Impactos ambientais e sociais de grandes projetos de energia e mineração na região do Xingu – TV Liberal

RÁDIO: Lei Kandir 20 anos – Rádio Cultura

Vencedores Profissionais do Ano:

Apresentador: JOÃO JADSON – TV LIBERAL

Assessor de Imprensa: ANDREZA GOMES – FUNDAÇÃO CULTURAL DO PARÁ

Blogueiro: LÚCIO FLÁVIO PINTO – BLOG DO LÚCIO FLÁVIO PINTO

Colunista de Notícia: OLAVO DUTRA – REPÓRTER 70 – O LIBERAL

Colunista Social: CHRISTIAN EMANOEL – PARÁNEWS – ORM NEWS

Editor: NIELSON BARGAS – TV RECORD

Locutor: BEBEL CHAVES – RÁDIO CULTURA

Produtor: ALESSANDRA BARRETO – TV LIBERAL

Repórter Cinematográfico: MARCELINO CAMPOS – TV RECORD

Repórter de Mídia Impressa: CAROLINA MENEZES – DIÁRIO DO PARÁ

Repórter de Rádio: CÁSSIA NASCIMENTO – RÁDIO CULTURA

Repórter de TV: JALÍLIA MESSIAS – TV LIBERAL

Repórter Fotográfico: TARSO SARRAF – O LIBERAL

Repórter Web: DIANA VERBICARO – DIÁRIO ONLINE

 

(Fonte: Ascom Fiepa / Funtelpa / Foto: Camila Lima)