Comunicação Comunitária

Até os anos de 1990 a comunicação popular e comunitária era vista como instrumento de mobilização e uma necessidade de expressão dos movimentos sociais. Aos poucos vem sendo agregada a noção de acesso aos mesmos como um direito de cidadania (Cicilia Peruzzo, Doutora em Comunicação)

Missão

A DCPC – Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária tem o objetivo de coordenar e executar atividades relativas à interação do Governo com as comunidades, baseadas na democratização do acesso à informação e à comunicação.

Tal missão define-se então como um conjunto de ações capazes de produzir, executar e avaliar projetos que, a curto, médio e longo prazo possam aproximar e tornar real a interação e o intercâmbio de informações entre o Governo e as comunidades.

As comunidades se caracterizam pela existência de um modo de relacionamento baseado na coesão, convergência de objetivos e de visão de mundo, interação, sentimento de pertença, participação ativa, compartilhamento de identidades culturais, corresponsabilidade e caráter cooperativo (Cicilia Peruzzo, Doutora em Comunicação)

Além disso, esta mesma diretoria tem a missão de democratizar este processo (ou seja, permitir que a população deixe de ser uma mera espectadora no processo de construção da comunicação e passe a ser um partícipe ativo neste mesmo processo, tornando-se divulgadora, porta voz e crítica de sua própria produção).